Perdi meu funcionário! E agora?

Blog Single

Uma grande dor de cabeça para os empresários com certeza é perder bons funcionários. Esta é uma preocupação para 28% dos executivos do Brasil. Eles aparecem em segundo lugar no ranking dos que mais têm medo da fuga de profissionais, só perdem para os executivos franceses.

A migração desses talentos para a concorrência, pode comprometer a sustentabilidade das empresas, uma vez que acabam se tornando menos competitivas, e todos os investimentos em treinamento e capacitação são diretamente transferidos aos concorrentes.

Então, para que você não tenha essa dor de cabeça, eu vou te dar 3 dicas essenciais:

1. Entenda a motivação para o trabalho. As pessoas acreditam que motivação é sinônimo de um salário alto, mas as coisas que motivam os funcionários vão além disso. Um bom clima organizacional, ambiente ético e justo, desafios, reconhecimento... tudo isso pode ser um fator de motivação para o seu funcionário.

2. Tenha uma estratégia clara sobre atração e retenção de talentos. Não importa o seu porte, implantar uma estratégia que favoreça a atração e a retenção de talentos não será uma tarefa fácil, já que as relações de emprego passaram por grandes mudanças nos últimos anos. Contudo, você precisa pensar sobre isso, pois apesar de ser difícil inicialmente, você terá vários benefícios ao adotar essa estratégia.

3. Implemente um programa de compliance. Sim, um Programa de Compliance pode ajudar na retenção de talentos, pois quem não se sentiria feliz ao trabalhar numa empresa que privilegia a ética e integridade? Nessa organização não haveria espaço para assédio sexual, assédio moral, fraudes, ausência de meritocracia, problemas trabalhistas, discriminação, bullying, retaliações, favorecimentos indevidos, corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros. E, se mesmo assim, alguém tentar cometer uma irregularidade, existem medidas que asseguram aos funcionários, de forma anônima e sigilosa, um veículo de comunicação rápido e a forma adequada para deter e evitar a deterioração desse ambiente.

Gostou dessas dicas? Então siga nosso Instagram e acompanhe novas postagens aqui!