O que você faria com 3,5 bilhões de reais?

Blog Single

Muitas pessoas já teriam esta resposta na ponta da língua, já outros teriam que pensar um pouco a respeito para conseguir responder. Eu mesma poderia apresentar uma lista a esta pergunta.

O curioso é que essas cifras bilionárias não são de um prêmio acumulado de um sorteio de loteria ou de uma herança deixada por um familiar rico. Este é o valor total que a Braskem – controlada pela organização Odebrecht – terá que pagar em acordos de leniência.

Se fosse com você, o que esse valor poderia representar para o seu negócio? Uma expansão, aquisição de novas tecnologias, aumento de produção, investimentos?

Então, pra que isso não aconteça com sua empresa, eu vou te ensinar 3 caminhos pra que você que não tenha que gastar o seu dinheiro pagando multas:

1. Cumpra a legislação. Parece lógico já que cumprir a lei é o básico, mas nem sempre isso acontece, como eu pude ver em vários casos. Entre os atos que se deve cumprir em relação à Lei Anticorrupção, está o de não oferecer vantagens ilícitas a agentes públicos, e também o de não infringir disposições relacionadas a licitações e contratos.

2. Tenha um Programa de Compliance. A frase “a mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta" reflete bem sobre a importância da existência de um Programa de Compliance, pois já ouvi vários empresários dizerem “nós somos éticos”, mas não terem como comprovar tais intenções. Além disso, caso a empresa comprove que possui e aplica um Programa de Compliance, pode ter sua multa reduzida caso firme um acordo de leniência.

3. Garanta que todos estejam na mesma página. Não basta você como sócio cumprir a legislação e a seguir o Programa de Compliance. Todos os seus gestores, colaboradores, prepostos e terceiros que atuam em seu nome devem seguir as mesmas diretrizes, pois qualquer violação cometida por uma dessas pessoas é de responsabilidade da empresa.