Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço funciona em Compliance?

Blog Single

Pense em alguém em quem você confia e admira muito. Agora pense em um conselho que ela já deu a você. Visualize ela fazendo exatamente o contrário daquilo que ela aconselhou a você. Qual seria sua reação ou seu sentimento?

Isso também acontece com muitas empresas. O dono, sócio ou gestor até gosta da ideia de ter um Código de Conduta ou um Programa de Compliance, mas na prática ele não acredita e não faz nada daquilo que está dizendo que os outros devem fazer, e isso só serve pra mostrar para os outros que ele está em conformidade.

E pra quem está disposto a manter um teto de vidro, também pode esperar que ele comece a trincar com uma pequena pedra que o atinja. Já vi vários casos assim acontecerem e que resultaram em perdas financeiras e de reputação.

Então, para que você não corra esse risco, eu vou te dar 3 dicas essenciais:

Dica 1: Comece pelo porquê. Em qualquer processo de mudança cultural empresarial, é preciso ir mais fundo e entender todo o cenário, como quanto irá custar, que benefícios irá trazer, quais medidas deverão ser adotadas, quem será responsável, etc. Entender tudo o que um Programa de Compliance envolve, vai contribuir para que todos se submetam às próprias medidas que adotarem, especialmente sócios e gestores, e assim não tenham um teto de vidro.

Dica 2: Estabeleça diretrizes de conduta. Tais diretrizes devem ser seguidas por todos, todos devem estar submetidos às mesmas regras; não deve haver exceção. É impossível esperar que todas as pessoas em uma empresa ajam de acordo com a visão ética do seu negócio sem que isso seja estabelecido e comunicado.

Dica 3: Capacite e comunique isso a todas as pessoas que trabalham com você. Pra que essa cultura de integridade realmente funcione, quem mantém e executa os processos – os colaboradores – devem ser comunicados, treinados e cientes do Programa de Compliance – para que estejam engajados e comprometidos, pois quanto mais alto for o nível de governança, mais isso irá impactar positivamente nos resultados. Gostou dessas dicas? Então siga nosso Instagram e acompanhe novas postagens aqui!