Esse erro vai levar sua empresa para o fundo do poço

Blog Single

Muitas empresas, não importando o segmento ou o porte, podem cometer um erro que pode levá-las ao fundo do poço, muitas vezes não permitindo que tenham uma segunda chance: a insistência em pensar “sempre fizemos assim e deu certo!”

Apesar dessa ideia não funcionar mais, muitas empresas ainda insistem nesta prática, cuja consequência é o pagamento de multas milionárias, perda de valor de mercado e de reputação.

Então, para que você não corra esse risco, eu vou te dar 3 dicas essenciais:

Dica 1: Antecipe, reconheça, evite, neutralize ou adapte-se às pressões internas e externas que ameaçam a sobrevivência no longo prazo – não é porque deu certo hoje que dará certo amanhã. Todo o universo que envolve os negócios está numa constante mudança, inclusive a legislação aplicável, e a tendência é que sempre seja mais rigoroso, até por uma pressão dos próprios consumidores, que cada vez mais exigem boas práticas das empresas.

Dica 2: Tenha visão de longo e médio prazo - Diz uma famosa frase do escritor inglês, Lewis Carroll: “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”. E este conceito se aplica também ao contexto das organizações, pois, sem uma perspectiva clara de seus propósitos para o futuro, um negócio pode até dar alguns passos, mas dificilmente conseguirá ser bem-sucedido em seu mercado. Portanto, estabelecer essa visão é imprescindível para a longevidade de sua empresa.

Dica 3: Implemente um programa de compliance – O fato de ser cada vez mais comum ouvirmos falar em compliance é a grande prova de que o mercado mudou. E um programa de compliance não deve ser visto como mais uma burocracia que foi estabelecida por uma legislação. Um programa de compliance quando bem implementado, pode ser um mecanismo essencial para prevenir, detectar e remediar condutas inadequadas e ilícitas. Além disso, com um programa de compliance, a empresa melhora sua imagem, a satisfação dos funcionários, a produtividade, a retenção de talentos, o que impacta positivamente no seu faturamento. Gostou dessas dicas? Então siga nosso Instagram e acompanhe novas postagens aqui!